sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Biografia Donnie Yen

No Início

Duas estradas divergiam num bosque amarelo,
E eu - eu tomei o menos viajado por,
E isso fez toda a diferença.
- Robert Frost, "The Road Not Taken"

O poeta Robert Frost escreveu isto, mas Donnie Yen poderia ter dito isso. Um rebelde no coração, ele fez seu próprio caminho. O caminho pela frente, nem sempre funcionar liso. Direto e honesto em suas opiniões, ele provavelmente fez mais em si mesmo. A viagem tem forma, não só que ele é hoje, mas a visão dos filmes que ele dirigiu. Para Yen, esses filmes são pessoais.

"Quando você assistir meus filmes, você está sentindo o meu coração", ele diz.

Nascido na província chinesa de Cantão, o iene chegou a Hong Kong em dois anos. Ele viveu lá até que ele tinha onze anos, mudou-se para Boston, MA. Ele passou seus primeiros anos de adolescência lá, onde sua mãe, Bow Sim, Mark, um mundo Wushu famoso e mestre de Tai Chi, correu o internacionalmente conhecido chinesa Wushu Research Institute, artes marciais e tornou-se uma grande influência em sua vida. Seus passos logo levar-lhe o caminho menos viajado, talvez seu destino. Mas primeiro ele iria estudar piano clássico, favorecendo a Chopin, a música é a inspiração de outros em sua vida. Seu pai, Klysler Yen, o editor de Boston Sing Tao, um jornal chinês internacional diário, toca violino e um instrumento de som semelhante a cordas, os chineses Wu-erh, enquanto sua mãe canta soprano. A sensibilidade da Yen jovens de ritmo acabaria por fazer o seu caminho para os filmes que ele dirigiu, acrescentando textura e profundidade.

"Música e movimento são duas expressões da mesma energia básica humana. Eles são como as tintas usadas para colorir a tela.
Kung Fu
Donnie Yen mãe de seu filho começou a treinar nas artes marciais quase tão rapidamente como ele podia andar. Com ela, ele dominou o tradicional eo moderno chinês Wushu e Tai Chi, o entendimento dos princípios internos e externos. Como um adolescente pendurada na Chinatown de Boston, Yen, como a maioria dos jovens, peguei todos os filmes de kung fu que podia, mas com uma diferença. Assistindo Fu Sheng, Ti Lung, Bruce Lee e Jackie Chan na tela, o iene pode sair dos cinemas com precisão os seus movimentos de repetição nos filmes que ele tinha acabado de ver. Yen ainda levou a faltar às aulas para ter em vários filmes por dia. Faminto por mais conhecimento e sempre o rebelde, o iene começou a procurar fora e dominar vários estilos de artes marciais. O que quer que seus amigos estavam estudando notas, ele comparou e exploraram outras escolas também. Sentindo a força eo poder de suas artes marciais, ele estava bem ao longo do caminho na sua busca pela verdade das artes marciais.

De rua em Tela

Como um adolescente, o iene rebelde começou a correr selvagens nas ruas do famoso Boston Combat Zone. Preocupados, seus pais conseguiram um desvio para ele, mandando-o para Pequim, onde ele iria passar dois anos treinando com o famoso Beijing Wushu Team, estudando com o mestre mesmo Jet Li. Iene se tornou o primeiro não-RPC chinês para ser aceito na escola, abrindo assim a porta para os outros seguir no futuro. Enquanto o treinamento foi intenso e rigoroso, Yen queria mais, então o seu tempo na escola se tornou apenas uma permanência temporária. No caminho de volta para os E.U., ele fez uma viagem de um lado para Hong Kong e foi introduzido ao filme Yuen Wo-ping diretor, o coreógrafo de acção para 1999, The Matrix. Yuen, que lançou a carreira de Jackie Chan em Snake em Shadow Eagle e Drunken Master, estava procurando um herói de filme de kung fu de novo. Em Yen, ele encontrou o seu homem, e assim começou uma nova jornada.

Mestre de todos

Inspirado por seu ídolo, Bruce Lee, Yen, não só explorar uma ampla variedade de diferentes estilos de luta, ele também criou o seu próprio sistema de artes marciais. Sua progressão nas artes marciais é paralelo na tela pela assimilação e combinações de vários estilos de artes marciais exibida. Começando logo Drunken Tai Chi, sua imensa capacidade física eram evidentes. Na série Tiger Cage, Yen mostrou sua versatilidade com kickboxing ocidental. Iron Monkey showcased estilo kung fu tradicional e desempenho memorável Yen como Wong Ying-chave fez o filme um dos mais influentes filmes de artes marciais da década. Aqui, ele glorificou o estilo de kung fu Hung Gar. Ironicamente, Yen explica que ele não sabe Hung Gar, mas credita sua habilidade na tela para sua filosofia das artes marciais. Ao longo de sua carreira cinematográfica, ele nunca parou de formação e suas artes marciais nunca parou de se desenvolver. O mental eo físico se tornar um, e quanto mais elevada a sua arte tornou-se, a filosofia mais Bruce Lee tem significado para ele. Mestre de todos e ninguém, Yen diz: "Eu fui envolvido com artes marciais por muitos anos agora, eu realmente não analisá-los muito mais. Basicamente, eu concordo com o Bruce Lee disse que, como seres humanos, todos nós temos dois braços e pernas, então não pode realmente ser muitos estilos diferentes de luta. " Cada estilo de artes marciais tem algo a oferecer.

Breakthrough

Yuen reconhecido extraordinária Yen habilidades físicas, a sua série de filmes juntos levaram a uma nova direção em cinema de acção de Hong Kong. Esperando para começar as filmagens em seu primeiro veículo starring, Drunken Tai Chi, talentos Yen foram utilizados por Yuen em Miracle Fighters 2. Realizando movimentos incomparável, ele dobrou para todos os irmãos e Yuen ator Eddie Ko, todos no trabalho sobre a imagem. Yen fez sua estréia na liderança, na tenra idade de 19, em um dos últimos filmes de artes marciais tradicionais, Drunken Tai Chi, que culmina com uma luta incrível final. Ele viria a estrela em outros veículos Yuen, e com cada um, sua evolução como um artista marcial e ator está lá para todos verem. Mismatched Casais (1985), uma comédia leve, capitalizando sobre a mania breakdancing, mostrou agilidade e flexibilidade Yen e bateu em seu talento cômico. A série Tiger Cage, uma série de dramas contemporâneos policiais-ação e-ladrões, bate forte e rápido, levantando a cada filme de ação ante sábio. Audiências debate que ainda é o favorito. Em Tiger Cage (1989), trouxe talentosos artistas marciais e os amigos Michael Woods e Stephan Berwick a bordo; suas lutas incorporadas tae kwan pontapés, boxe ocidental, tradicional e artes marciais chinesas. In The Line of Duty 4 (1989) trouxe seu amigo John Salvitti na cena também, e Yen inovadora coreografia lutas realistas, que exibiu as capacidades avançadas de todos os combatentes. Por Tiger Cage 2 (1990), que havia criado seu próprio estilo moderno da coreografia de combate, com base na sua investigação em curso e difundido em diversas artes de combate, e muitos consideram as lutas selvagens neste filme a ser um dos melhores do filme de ação da história.

O Dragão Período filmes de artes marciais voltou para Hong Kong o cinema de acção com o diretor Tsui Hark bateu Once Upon a Time na China 2, e Tsui, olhando para o adversário final para Jet Li, que estrelou o primeiro filme, escolheu Yen. Na verdade, Yen e Jet Li envolver em dois duelos que se tornaram clássicas seqüências de ação, e em ambos Yen criativa coreografia dos movimentos, criativamente, utilizando um pano molhado enrolado como uma arma. Ele também foi indicado para Melhor Ator Coadjuvante em 1992 Hong Kong Film Awards, em reconhecimento da sua Once Upon a Time na China 2 de desempenho. O filme com firmeza ele estabeleceu como uma estrela de cinema de Kung Fu. Ele passou a aparecer em produções conceituadas como A Espada Borboleta com Michelle Yeoh, Dragon New Gate Inn com Maggie Cheung (um remake do clássico King Hu), e no cult Iron Monkey, no qual ele interpreta Wong Key-ying, O pai do jovem Wong Fei-hung. Em Iron Macaco, Yen encenado o famoso Kick Shadowless cena em que ele luta renegado monges de Shaolin, uma das cenas mais influentes das artes marciais da década. Sua versatilidade nas artes marciais tão evidente na série Tiger Cage facilmente transportada para o período de filmes de artes marciais, demonstrando mais uma vez que ele é "mestre de todos os" gêneros.

Sentido artístico

No entanto, o iene não se contentou em simplesmente aparecem na tela, e seu caminho tomou outro rumo. Ele credita Yuen com a descoberta dele, mas reconhece também que ele aprendeu com muitos outros diretores. Sempre um estudo rápido e um observador próximo, a curiosidade Yen, intuição e senso artístico lhe serviu bem como começou a desenvolver sua estética e estilo próprios e colocá-los na tela - a partir de coreografia de ação, o posicionamento da câmera, e técnica de composição e edição. edição do Rápido-fogo prolongado combinado com close-ups, a composição por cima do ombro, seqüências de ação fragmentada que registram o calor do momento, e uma trilha sonora lírica são marcas registradas de seus próprios filmes de hoje. Mas o ritmo que eles criam podem ser vislumbrados em suas contribuições anteriores. Em 1994, Yen tinha sido creditado como diretor de ação em vários filmes, incluindo o Wing Chun (na qual ele novamente costarred com Michelle Yeoh).

Inovação

Após a nova onda de filmes de kung fu tradicional chegou ao fim, o iene voltou-se para a pressão alta mundial de televisão de Hong Kong para desenvolver suas habilidades de direção. Ele estrelou e dirigiu o recurso de dois shows top-rated, Kung Fu Master e Fist of Fury. O primeiro segue a história de um artista marcial justo, Hung Hei-Kwun, durante a subjugação do povo Han, durante a dinastia Qing. O último foi inspirado pelo clássico de 1971 de Bruce Lee conexão chinesa (dirigido por Lo Wei), que está fixado em 1930 em Shanghai a concessão internacional durante a ocupação japonesa. Outros tinham assumido o papel de Bruce Lee Chen Zhen, incluindo Jackie Chan Lo Wei na sequela para o original, e Jet Li, em Fist Corey Yuen da legenda. Agora foi a vez do iene. Sua série de 30 episódios da ATV de Hong Kong, permitiu-lhe o tempo para concretizar uma história por trás de personagens caracterizados e narrar acontecimentos que levaram aos retratados no filme anterior. Ele também citou todas as cenas e as audiências conhecia bem a partir de imagens de Lee original, como Chen Zhen, vestido em um terno branco, chorando no túmulo de seu mestre, ou o herói assumindo o dojo japonês, cercado por lutadores japoneses. Ele não só experimentou com diferentes estilos de ação, mas com camerawork, edição, trilha sonora e efeitos chroma-chave, sugerindo um plano épico para a vida desses personagens. Romance, intriga e drama tornou-se elementos-chave na narrativa Yen. E não é Yen, Jackie Chan e Jet Li, chamar o público asiático "Chen Zhen" quando o vêem na rua.

O Caminho Menos Viajado

Apesar do talento Yen artes marciais excepcional, que escolheu o caminho menos percorrido que levou à sua estréia na tela grande na direção com Legend of the Wolf, em 1997. Como resulta do filme e seu trabalho na televisão, o objetivo principal Yen, diz ele, "é para agitar a emoção no coração da platéia. Sem isso, não há nada. " Muitos cineastas pode fazer coisas maiores, mais complexas e mais violentas, mas quer Yen seus filmes para tocar sua platéia, para que eles levam com eles as lágrimas, romance e memória. " Apesar de tiro por menos de meio milhão de dólares E.U., por causa de seu estilo único, o filme ganhou aclamação da crítica em toda a Ásia, e foi particularmente bem recebido no Japão, onde Yen se tornou um ícone cult entre os fãs jovens realizadores de cinema. Legend of the Wolf (aka New Big Boss) desde então tem sido distribuído em todo o mundo. Parte da zona do crepúsculo, o conto de gangues parte e todas as artes marciais, Legend serve como uma elegia por um tempo quando os filmes de kung fu reinou supremo. Yen-se estrelas como hing-Man, também conhecida como Wolf, um ex-assassino idade que tenta dissuadir os clientes potenciais forma matar. Os eventos são vislumbradas em uma série de flashbacks como um jovem que perdeu a memória só conhece a esperar por seu amor perdido. Experimental de câmera e ritmo energético pode ser vislumbrado neste filme, bem como a sua série de TV anterior. Ao contrário da maioria de artes marciais de Hong Kong e cineastas ação, Yen não faz distinção entre gravação de ação e drama. "Muitos têm me perguntado como distinguir gravação de ação e drama", observa ele. "Bem, eu não. arte marcial é uma forma de expressão, uma expressão do seu eu interior para as mãos e pernas. Como todas as formas de vida em nosso universo. Um gesto, um sorriso, ou simplesmente andando na rua é uma expressão. Para mim, filmar, editar, e marcar dependem do ritmo. Deve ser parte de você. Certamente existem fundamental e de aspectos técnicos, mas no final é a harmonia do todo. "

Kissed

Tendo tiro Legend Of The Wolf no que resta do campo de Hong Kong, Yen fez o seu próximo filme, Ballistic Kiss, em 24 horas as ruas da cidade em si. Quando seu primeiro filme tinha centrado nas artes marciais acção, Ballistic Kiss apresentou alguns dos tiroteios mais imaginativas seqüências sempre empenhada em celulóide, acompanhada da sua assinatura chutes e edição de ousadia. a trilha sonora foi composta pelo famoso compositor japonês Yukie Nishimura, que se voluntariaram para trabalhar no projeto, tendo sido inspirado por assistir filme de estréia do Yen, Legend Of The Wolf. Ambos os filmes retratam romance travado na linha de fogo, e ambos dão rédea solta ao estilo visual único de uma das mais emocionantes de Hong Kong jovens diretores. Em Kiss estrelas Yen como o assassino Gato, que ama de longe. O filme foi filmado por menos de meio milhão de dólares e sob enorme circunstâncias difíceis, considerando a crise econômica asiática bateu no meio das gravações e as fontes financeiras Yen desapareceu; ainda Yen entregue big bang para o buck em uma série de seqüências de ação hipercinética, juntamente com camerawork arty e lirismo romântico. O filme foi um sucesso não só com os críticos de cinema de Hong Kong, mas Yen foi nomeado para o Melhor Jovem Cineasta Award em 1998 Yubari Fantastic Film Festival, no Japão e Kiss foi selecionado para ser exibido em muitos outros festivais internacionais.

Legend Of The Wolf, Ballistic Kiss, trabalho Yen de televisão, e sua coreografia de acção lhe renderam a reputação de ser um cineasta foco que tem uma visão e pode trazê-lo para a tela, mas também como alguém que pode manter dentro das restrições orçamentais ou de forma confiável trabalhar sob pressão, quando há obstáculos no caminho. Ele nunca storyboards e, como John Woo, traz o filme em sua cabeça. Um bom observador, ele diz que quando ele entra em jogo, ele pode ter na cena e determinar quais os tiros onde, o quê ângulos, como os atores devem se mover. E Yen-se, sempre apaixonado pelo seu trabalho, está se movendo.

O Dragão leva Flight

1999 viu Yen tomar um novo rumo quando ele se tornou o primeiro chinês de Hong Kong cineasta para co-dirigir uma nova série de TV alemã, a voar para Berlim para fazer Codename: Puma. O episódio piloto foi mal batido nas avaliações pelo 8:00 notícia (que realizou o seu horário para a execução de trinta anos) e Yen dirigiu durante oito novos episódios da série "executar com êxito. Depois de assinar um contrato de três imagens para a Dimension Films (uma divisão da Miramax), Yen fez seu primeiro filme para eles, Highlander: Endgame. Enquanto o filme é estrelado por Christopher Lambert e Adrian Paul como Highlanders, o iene era o diretor de ação e desempenhou um papel caracterizado como um dos Imortais conflito. Ele trouxe para as artes martia cenas de ação o seu sabor característico e estilo, o kung fu final da filmagem, como ele em seu próximos dois projetos. Em 2001 foi Hong Kong Yen clássico Iron Monkey lançado nos cinemas E.U. nacional, trazendo o seu trabalho anterior para uma nova audiência. Entretanto Yen já estava trabalhando como diretor de ação sobre Shurayuki-Hime (The Princess Blade), que o levou ao Japão, eo Wesley Snipes filme Blade II: Bloodhunt. Com Princess Blade, Yen inovou ao oferecer seu estilo da assinatura em um filme japonês produzido com um elenco de japoneses e tripulação. O filme foi tão popular que o produtor agora tem planos japoneses Angel (título de trabalho) para este verão, que vai direto Yen. Para o vampiro Hollywood produziu Blade II, um filme de artes marciais, o iene tem também um cameo como Snowman, um vampiro samurai que "é frio como gelo." Em pós-produção é Hero diretor Zhang Yimou Continente, que reunirá Yen e Jet Li como co-estrelas em uma parte do período de ação e no qual desempenha um assassino Yen honrosa. Próximo Yen co-estrela como o vilão em Shanghai Knights, o último veículo Jackie Chan, Owen Wilson também com uma seqüência de Shanghai Noon.

O Millennium

Donnie Yen tem as habilidades ea experiência de transcender as fronteiras entre o Oriente eo Ocidente Hollywood. Fluente em Inglês, cantonês e mandarim, nascido na China Continental, tendo passado sua infância em Hong Kong, da juventude em Boston, nos últimos anos em Hong Kong, e agora baseada entre Los Angeles e Nova York, ele dá um novo significado à palavra cosmopolita. Ele vive com a energia das cidades e continua a ser um viajante do mundo. Seus filmes refletem sua intensidade e pessoal da unidade, bem como a vida do mundo que observa ao seu redor. Cinema para Yen é o fluxo, o fluxo de imagens, o fluxo da música, eo fluxo de comunicação entre a arte eo público. " Ele traz um novo estilo de cinema do mundo para o novo milênio e da estrada.


Premios Especiais e Reconhecimento.

• Melhor Ator por guarda-costas e Assassinos na 19 críticos Shanghai Film Award de 2010

• Donnie Yen: 2009 Artista Kung Fu do Ano (Black Belt)

• O ator asiático influentes International Awards no V Channel chinês 14 Music Award e influência asiática.

• O ator mais elegante no MTV Awards de 2009.

• O Melhor Ator chinês étnico da China continental exterior para Awards Huabiao 13th, 2009.

• Melhor Ator por O IP MAN no Iron Elephant "a segunda 'Awards de 2009.

• Melhor Ator por O IP MAN na 16 Beijing Student Film Festival de 2009.

• O Ponto Flash ganha Melhor Coreografia de Acção da 27rd Hong Kong Film Awards, em Hong Kong de 2008.

• O ponto de inflamação é nomeado e ganha o Melhor Coreografia de Acção da 44 Golden Horse Awards, Taiwan 2007.

• O ator "Spirited prêmio" pela Elle Style Awards 2007.

• O portão Dragon Tiger é nomeado e ganha o Melhor Coreografia de Acção do 12 º Golden Bauhinia Hong Kong Film Awards, em Hong Kong de 2007.

• Yen CINEASIA 2006 Award "de Excelência em Ação Coreografia", Donnie

• A SPL é nomeado e ganha o Melhor Coreografia de Acção da 25rd Hong Kong Film Awards, em Hong Kong de 2006.

• Prêmio Excelência Remy Martin XO por Remy, Nova Iorque, 22 de novembro 2004

• O "Coolest Ação Actor de 2004" prêmio da MTV Channel, Shanghai, 21 de novembro de 2004.

• O efeito é nomeado Twins e ganha o Melhor Coreografia de Acção da 23 Hong Kong Film Awards, em Hong Kong de 2004.

• O efeito é nomeado Twins e ganha o Melhor Coreografia de Acção da 40 Golden Horse Awards, Taiwan 2003.

• Inside Kung Fu Magazine homem do ano (2002)

• Prêmio stunt Mundial para lutar por melhores Iron Monkey (2002)

• Como um dos seis candidatos, o candidato e só a partir de Hong Kong, Donnie Yen foi premiado com o Best Young Director Award no Festival de Cinema de Yubari no Japão para a sua segunda estréia diretorial Ballistic Kiss. (O prêmio de Melhor Diretor foi para Quentin Tarantino para Reservoir Dogs).

• Ballistic Kiss foi selecionado como um dos melhores filmes de 1998 pelo Hong Kong Film Critics Society.

• Em 1993, Donnie Yen foi nomeado para Melhor Ator Coadjuvante por Once Upon A Time na China 2.

Fonte: www.donnieyen.com