terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ving Tsun

O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos e utilização da estrutura óssea.
Sendo um dos sistemas de luta mais populares em todo o mundo atualmente, a arte baseia-se na leitura da inteligência da "Garça" com a "Serpente" e na base do "Carneiro". Embora muitos mestres oficiais do Wing Chun espalhados por todo o mundo trabalhem para o crescimento deste estilo, sua grande popularidade no ocidente veio a partir de seu praticante mais famoso, Bruce Lee, (discípulo de Yip Man), que o praticou e o valorizou, utilizando-o como base para o "estilo" de luta que ele viria a criar tempos depois, o Jeet Kune Do.

Descrição

 Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China por uma mulher (monja shaolin). Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Neste Sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...
Mais antigo que o Karatê e o Tae Kwon Do (só para citar duas excelentes e muito diferentes artes marciais), suas origens vêm do mosteiro Shaolin (Siu Lan), onde a mestra de artes marciais, Monja Ng Mui, possuía habilidade técnica superior aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais, e segundo a lenda, pela leitura da luta entre uma serpente e uma garça, ela criou um novo e eficaz sistema de combate, que não só retificava as debilidades dos sistemas convencionais, como também tirava proveito delas. Tornou-se sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas, como por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Opera Chinesa).
A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.


História

Há aproximadamente 250 - 300 anos atrás, o povo chinês Han vivia sob mercê do povo Manchu, guerreiros da nobreza da China. Os Hans eram proibidos de praticar artes marciais, mesmo sendo a etnia da grande maioria da população chinesa até hoje. Contudo, no templo de Siu Lan, era possível praticar o Kung Fu, sem restrições, pois as artes marciais tinham papel importante para o maior entendimento na busca da iluminação.
Existem várias versões para a história do sistema envolvendo o templo de Shao-Lin (Siu-Lan), a monja Ng Mui, e a jovem Yim Wing Chun, de acordo com a linhagem a que pertencem. A partir de "Leung Bok Toa" (marido de Yim Wing Chun) a história basicamente segue igual, com exceção de algumas recentes versões que descartam totalmente a existência de Yim Wing Chun como uma pessoa, e dão um salto na história até a era dos juncos vermelhos. Aqui são apresentadas algumas destas histórias de acordo com suas linhagens:

Do Templo à Yim Wing Chun na Linhagem Leung Ting

 

É dito que o Mosteiro Shaolin (Siu Lam, no dialeto cantonês) dispunha de 36 câmaras ou templos, sendo a Vein Tsun Tong, a câmara liderada pela Monja budista N´g Mui perita no sistema "Weng Chun Bak Hok Pai" conhecido por estilo Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian.
Devido a problemas políticos e por suspeitas de conspiração e atividades rebeldes, o governo Qing ateou fogo no Templo Shaolin e declarou a Monja N'g Mui, junto com outros mestres de Shaolin fora da lei, fugindo então de Fujian, eles se dispersaram por diferentes partes do sul da China.
N'g Mui se dirigiu ao distrito que fica na fronteira entre as províncias de Yunan e Szechuan, e se estabeleceu no "Bak Hok Koon"¨ ou Templo da Garça Branca na montanha Tai Leung. Ao chegar a essa região deparou-se com algumas técnicas inovadoras, levando-a a reformular o que ela já sabia, criando um novo sistema.
Lá a monja aceitou somente uns poucos alunos, entre eles, Yim Wing Chun (Yim Ving Tsun), uma linda garota, filha de um comerciante local, muito assediada por alguns locais e por um rufião, que era temido por todos, por ser um bom lutador. A monja teria ensinado sua técnica e conhecimentos à garota, mediante exaustivos treinos.
Wing Chun, adulta, se casa com um vendedor chamado Leung Bok Chau (Leung Bok Toa), comerciante de sal de Guangdong, por um acordo firmado pelos pais de ambos. A discípula então ensina ao marido a técnica, e este o aperfeiçoa.


 Do Templo à Yim Wing Chun

O templo de Shao-Lin da província de Henan era um lugar onde muitos revolucionários de partidos esquerdistas procuravam exílio, numa época onde o templo era muito respeitado. Entretanto, não era do interesse do Governo Manchu que esses rebeldes permanecessem vivos, e devido aos monges constantemente aceitarem peregrinos, tornou-se de fácil acesso para certo espião que, disfarçado, envenenou toda a água e ateou fogo nas dependências do templo, abrindo as portas e permitindo a entrada dos soldados Manchus.
Após a destruição de Shao Lin pela invasão do exército Manchu, Ng Mui, decidida a continuar na vida religiosa, ingressou no templo da garça branca onde, ali próximo, conheceu o velho Yim Yee. Segundo a história, Yim Yee tinha uma filha chamada Yim Wing Chun, que conforme os costumes chineses da época, tinha sido prometida em casamento, para um negociante da província de Fukin Neste lugar, havia homem chamado Wong que provavelmente pertencia a hierarquia governamental da região, e que era famoso tanto por sua habilidade em lutar quanto por seu mau procedimento. Atraído pela beleza de Yim Wing Chun, Wong queria-a como uma de suas concubinas, dizendo que, ou ela se casava com ele, ou ele a tomaria à força em uma determinada data. Yim Yee estava velho e já não tinha mais condições físicas de enfrentar o valentão em um duelo, o que era muito comum nesta época para resolver diversos assuntos. Todos os dias, ele e a filha se preocupavam com a data que se aproximava sem saberem o que fazer.
Enquanto isso, a monja Ng Mui que estava hospedada no templo da garça branca, costumava descer à vila, no sopé da montanha para fazer pequenas compras. Certo dia, conversando com Yim Yee, ficou sabendo do que se passava, e se propôs a ajudar. Yim Wing Chun passou a estudar sob a tutela de Ng Mui, e como conseqüência de seu aprendizado, ela mesma resolveu duelar contra Wong, conseguindo derrotá-lo em um combate onde à questão disputada era sua própria liberdade. Mais tarde, casou-se com o noivo que lhe tinha sido reservado, de nome Leun Bok Tao, o qual já possuía conhecimento de artes marciais antes de desposá-la. Depois do casamento, Yim o via praticar seus exercícios e fazia-lhe sugestões a respeito de certas técnicas. A princípio, prestou pouca atenção a essas sugestões, pois se considerava um bom lutador. Mas o tempo foi passando e começou a notar certas pertinências em suas observações. Também não se esquecia do fato que havia derrotado um homem no passado. Resolveu então, desenvolver as técnicas de sua esposa, a qual passou a chamar de Wing Chun Kuen (Punhos de Wing Chun)

De Leung Bok Toa a Yip Man nas Linhagens de Yip Man

De Leung Bok Toa (Leung Bok Chau), o sistema é passado à Leung Lan Kwai, médico herbário e osteopata. Até esta época, a Arte ainda não havia sido nomeada, todavia, ao ensiná-la, "Bok" dá o nome de sua amada esposa ao novo sistema: "Wing Chun Kuen", em português, "Punhos de Wing Chun" (em homenagem a ela). O nome próprio de Wing Chun pode ser traduzido como: "Eterna Primavera" ou "cantar em louvor à chegada da primavera".
Leung Lan Kwai sucessivamente ensina-o para Wong Wah Bo e Leung Yee Tei. Esse foi o periodo conhecido como dos Juncos Vermelhos, que constituia numa apresentação itinerante, onde esses mestres se apresentavam, a estes foi atribuida também uma atividade revolucionaria contra o governo Manchu.
O sucessor destes foi Leung Jan (considerado Rei do Wing Chun), que modificou algumas técnicas e passou para Chan Wah Sun e também para seus próprios filhos, iniciando a fase Fat Shan (cidade onde estes mestres residiam).
De Chan Wah Sun e Leung Bik (filho de Leung Jan),o estilo é ensinado a Yip Man que o difunde em Hong Kong, e, através de seus filhos e alunos é difundido em escala mundial.

Como o Wing Chun Chegou ao Ocidente

 

O Wing Chun foi Transmitido em secreto em algumas linhagens, e em âmbito familiar na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve que se mudar para Hong Kong. Alguns de seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar nos Estados Unidos, provavelmente foi a primeira pessoa a fazer a transliteração fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun". Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C. (banheiro) com o sistema, e assim o transcreveram em "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não mais ensinar, entregando sua escola aos cuidados de seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".

 

Por intermédio de Leung Ting

 

O Patriarca Yip Man não poderia imaginar que o adolescente, que um dia encontrou parado nos degraus de sua porta, pudesse ter tanto interesse por sua pessoa e pelas técnicas do Wing Tsun.
Leung Ting que já havia passado quase oito anos sob a orientação de Leung Sheung (primeiro estudante de Yip Man em Hong Kong) foi aceito pelo patriarca como discípulo “a portas fechadas” (estudante particular) e aprendeu as técnicas mais avançadas do Wing Tsun. O Grande Mestre instruiu Leung Ting de uma maneira muito peculiar. Em vez de corrigí-lo, começando com a primeira forma, iniciou suas lições com a mais avançada das técnicas de mão vazia, isto é, com a técnica do boneco de madeira.
Com a idade de 19 anos, Leung Ting, estudante da Universidade Batista de Hong Kong, formou nesta universidade sua primeira turma de Wing Tsun. Em apenas seis meses ele tinha mais de 120 alunos. Um verdadeiro recorde naqueles tempos, visto que por causa dos tradicionais métodos de ensino seguidos na época, nenhum outro instrutor de Wing Tsun contava com um número tão grande de alunos. Sendo responsável por tantos alunos, Leung Ting viu-se obrigado a desenvolver um sistema de ensino mais moderno e que pudesse satisfazer as necessidades de cada praticante em especial. Criou um programa sistemático de aulas, que garantia ao aluno poder continuar e aprender todas as técnicas, sem faltar sequer uma. Esse foi o início do método que se tornaria muito conhecido no mundo.
Em 1972, no ano de falecimento do Patriarca Yip Man, e na época que Bruce Lee se tornava o astro de cinema mais famoso no sudeste da Ásia, Leung Ting começava o seu trabalho de desenvolvimento, atualização e modernização da arte do Wing Tsun.

Por Intermédio de Wong Wai Chung (Greco Wong)

 

No final da década de 1950, Greco Wong, residindo em Hong Kong, e já tendo experiência em kung fu e esgrima iniciou seu aprendizado em wing chun com Tsui Sheung Tin, posteriormente com Mak Po e depois com Moy Yat, todos estes treinavam diretamente com o grande mestre Yip Man. Através de Moy Yat, Greco Wong fora apresentado a Yip Man, com o qual teve aulas particulares na casa do grande mestre por bom tempo. Greco Wong tem como seu aluno de primeira geração, Thomas (Lo Siu Chung), aluno da época em que ensinava na faculdade em Hong Kong, inicialmente a um grupo de 5 alunos. Em 1969 Greco Wong lança a primeira publicação sobre wing chun para o ocidente; wing chun kung fu, methods of self defense; junto a R. Clausnitzer. Greco Wong residiu na Àfrica do Sul, Inglaterra, Hong Kong, e atualmente Canadá. Divulgou ensinando nos países por que passou, além de seus discípulos se estabelecerem em outros países como Taiwan, Brasil. Greco Wong não ministra mais aulas abertamente; enquanto manteve aulas abertas a publico contruiu uma reputação de um mestre do qual seu ensino foi muito rigoroso em relação a disciplina, a técnica e sua aplicação real, a relação tradicional entre mestre e aluno. A maneira de se ensinar, de Greco Wong sempre se manteve de maneira reservada.

 

Por Intermédio de Duncan Leung

 

Apresentado a Yip Man por Bruce Lee seu primo, Duncan (Leung Siu Hung) passou a treinar pagando US$ 08,00 por mês, e depois U$ 12,00, convicto de que toda vez que brigasse na rua sairia vencedor, o que aparentemente acontecia, pois desferia vários socos no rosto de seu oponente, o qual sangrava muito, entretanto, quando chegava em casa tinha que passar pomada nas costelas pois também tinha sido muito golpeado.
Observando as técnicas dos alunos mais antigos, foi a Yip Man e disse: "Isto é tudo que aprenderei?" - Pois Duncan já não estava mais tão impressionado. "O que mais você esperava pagando apenas US$ 12,00?" - Respondeu Yip Man. "Você tem US$ 300,00?" - Concluiu. A partir de então, Duncan passou a ter aulas individuais em sua casa pelo período de quatro anos e meio com o idoso Mestre Yip Man, com o qual concluiu todo o estilo, até que teve que viajar para a Austrália para cursar o ensino superior em Administração. Em 1970 mudou-se para os EUA e hoje reside seis meses na china e seis meses nos EUA.
Em 1970 começou a dar aulas a policiais americanos, em New York. Nos anos 80 passou a treinar o "Seal Team" - grupo especial da Marinha norte-americana. A seguir, ministrou aulas para a SWAT e o FBI em Virginia Beach, sendo o único Chines a morar na cidade dos militares em Virgina Beach.

Um Método Moderno

 

Por Leung Ting

 

Em 1973, para distinguir o seu método de ensino, Leung Ting adotou uma forma exclusiva: "WingTsun" (escrito com uma só palavra, e cuja sigla é WT) e criou a sua própria organização, que hoje é denominada International WingTsun Organization (IWTO).
Hoje, a IWTA é a maior organização profissional de arte marcial no mundo, com representantes em mais de 63 países (aproximadamente 4.000 escolas). Sua sede é em Hong Kong, na movimentada avenida Nathan Road (na academia original onde o Patriarca Yip Man ensinava), e lá o GGM Leung Ting ainda ministra as suas aulas.
Após mais de 25 anos ensinando e pesquisando, a compreensão de Wing Tsun do GGM Leung Ting difere grandemente das teorias dos primeiros estudantes de Yip Man.
Leung Ting foi o primeiro a refinar o método tradicional de ensino do Wing Chun em um completo sistema de combate adequado ao mundo moderno, e que nos dias atuais é conhecido em todo o mundo por WingTsun (WT).

Por Duncan Leung

 

De 1997 a 1999, produziu cinco fitas de vídeo, onde apresenta alguns dos níveis de treinamento do Sistema Wing Chun.
Em 2002, fundou sua organização, Applied Wing Chun, com o propósito de unificar seus seguidores ao redor do mundo, e diferenciar sua linhagem das demais.
Ainda em 2002, foi convidado pelo governo Chinês para transmitir seus conhecimentos, a fim de preservar o Autentico Wing Chun de Yip Man. Tornou-se assim, o único mestre a ser subsidiado e autorizado pelo governo Chinês a ministrar Wing Chun.
Em 2005, lançou no idioma Inglês, um livro contando histórias sobre sua vida, fatos sobre o Wing Chun e seu Mestre Yip Man, bem como sua relação com Bruce Lee.

Wing Chun na Europa

 

Leung Ting

 

Em 1975, como resultado das visitas de Leung Ting a Europa, foi fundada por Keith R. Kernspecht, a Europäischen WingTsun Organisation (EWTO).
Keith R. Kernspecht teve um imenso sucesso na propagação e organização do WingTsun pela Europa. Hoje, ele é conhecido como o "o pai do WingTsun no Ocidente". Atualmente ele supervisiona mais de 14 países, incluindo a Alemanha - a capital européia do WingTsun. O quartel-general da EWTO está localizado na Alemanha próximo a cidade de Heidelberg, no castelo Langenzell (Schloss Langenzell). Sempre que houver dúvida quanto à qualificação de qualquer pessoa oferecendo instruções sobre WT, WT-ChiKung ou Escrima, basta contatar-nos.

Wing Chun no Brasil

 

Rubens Pinheiro

 

Mestre Rubens Pinheiro é discipulo e representante do Grande Mestre Samuel Kwok para o Brasil e America do Sul. Grande Mestre Samuel kwok é o mais alto grau em Wing Chun da Familia Ip Man, discipulo dos Grandes Mestres Ip Chun e Ip Ching, filho do Patriarca Ip Man. Wing Chun Ip Man é uma arte marcial tradicional que não se baseia no uso da força bruta e adapta-se ao gosto dos que pretendem dominar técnicas de defesa pessoal, manter ou adquirir boa forma, melhorar a saúde e o poder de concentração, preparar-se para competições, ou simplesmente desfrutar momentos de lazer. Homens e mulheres podem igualmente desfrutar dos múltiplos benefícios da prática do Wing Chun Ip Man, pois o método de transmissão da arte permite uma evolução segura e confortável, tanto para quem já tem, como para quem não tem qualquer experiência marcial ou desportiva.
Seguindo a tradição, o sistema Wing Chun Ip Man, o qual é apresentado em sucessivos graus, que são agrupados em seis principais níveis:
1. Siu Nin Tau (Pequena Idéia Inicial); 2. Chum Kiu (Atravessar a Ponte); 3. Biu Ji (Dedos que Voam); 4. Muk Yan Jong (Boneco de Madeira); 5. Luk Dim Bune Gwan (Bastão Seis Pontos e Meio); 6. Baat Jaam Dou (Facas de Oito Cortes).

Chan Lau Ting

 

Aluno das Escolas de Cheng Kam Cheung e Wong Po Kam, ambos da Linhagem de Ho Kam Ming de Macau, e de Leung Gi de Foshan, Chan Lau Ting saiu de Macau ainda no início dos anos 70. Inicialmente se instalou em Maracaibo, Venezuela, onde esteve por quatro anos antes de se mudar para o Distrito Industrial, município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi em Juiz de Fora que ensinou uma forma de Wing Chun com clara influência do Chin na, outra arte marcial chinesa, por cerca de dez ou onze anos. Apesar do menor tempo em que esteve na Venezuela é mais conhecido naquele país do que propriamente no Brasil, talvez por não ter sido muito ortodoxo em seu ensino de Wing Chun. Mestre Chan Lau Ting faleceu recentemente, em 2007, de câncer, após ter retornado à China.

 

Li Hon Ki

 

Li Hon Ki é mestre 8ª geração do Wing Chun Kuen, tendo iniciado seus treinamentos na escola de Sifu Yip Man, em 1968. Chegou ao Brasil em 1979, tornando-se uma das mais importantes lideranças do Kung Fu nacional, onde passa a divulgar seus conhecimentos de Wing Chun adquiridos em Hong Kong para o público brasileiro. Por essa época ele havia treinado com Ho Kam Ming, Ng Chang, Koo Sang, e Ng Ken Po, sendo o primeiro representante na América do Sul da Hong Kong Ving Tsun Athletic Association.
Cláudio Ramires Vasques, Newton Filizola, Mauricio Pasqualin, Walter Rodrigues e Leo Imamura, foram alguns de seus alunos que participaram deste primeiro período do Wing Chun no Brasil.
Na década de 80, suas escolas foram por diversas vezes reconhecidas como as mais preparadas na divulgação do Kung Fu para combate, sagrando-se campeã por diversas vezes, fato que tornou Mestre Li Hon Ki diretor técnico de competições internacionais, orientando inclusive o Professor Marcelo Giudici, um dos grandes nomes internacionais da atualidade nos torneios de MMA (Vale tudo). Mestre Marcelo Giudici foi consagrado duas vezes campeão de combate em Kung Fu em território chinês na década de 80.
No início dos anos 90, acompanhando seu irmão Albert em uma viagem a Virgínia Beach, Li Hon Ki teria o primeiro contato com aquele que mudaria todo seu conceito sobre artes marciais, principalmente o Sistema Wing Chun - Mestre Duncan Leung.
Durante dois anos, Li Hon Ki dedicou mais de dez horas por dia ao estudo do Sistema Wing Chun sob a tutela de Duncan Leung, inclusive, o auxiliando em sua escola como instrutor assistente. Residiu neste período, na própria casa do mestre, em Virgínia Beach, EUA.
No dia seguinte a seu retorno dos EUA, Mmestre Li Hon Ki passa a ministrar os ensinamentos desta nova linhagem à Marcelo Florentino e logo após, Cláudio Rangel, Ednor Freire, Alberto França, Hudson Willian Sena Vacca, Marcos de Abreu e Márcio Silva .No novo século, veio Paulo Junior.
Em 2008, Mestre Marcelo Florentino, junto a seus irmãos Wing Chun, Mestre Claudio Rangel, Mestre Alberto França e Mestre Marcos de Abreu, sob autorização do grandioso mestre Li Hon Ki, fundaram a Applied Wing Chun Brazil, que hoje, conta tambem com a participação do Mestre Hudson Willian.
Li Hon Ki é um genuíno mestre em Wing Chun, com amplo conhecimento em diversas linhagens do sistema. Após aposentar-se do ensino formal, reconheceu seus discipulos mais antigos como membros da 9a Geração de Mestres no sistema Applied Wing Chun, liderado mundialmente pelo Grão Mestre Duncan Leung.
Atualmente ante a supervisão geral do grandioso mestre Li Hon Ki, os Mestres por ele formados dão continuidade a expansão do sistema Applied Wing Chun por todo o Brasil, mantendo vivo o legado dos ancestrais, preservando o autêntico Wing Chun do patriarca Yip Man.

Thomas Lo Siu Chung

 

Thomas Lo Siu Chung nasceu em Hong Kong - China em 1943. Mestre Lo iniciou seu treino de kung fu logo cedo praticando Hung Kuen com seus tios em Hong Kong. Interessado em técnicas de kung Fu conheceu na faculdade em Hong kong Wong Wai Chung (Greco Wong), tornando-se seu discípulo direto. Em Hong Kong mestre Lo teve sua técnica avaliada pelo já falecido mestre Lok Yu. Fora apresentado também a outros mestres de Wing Chun como a Leung Sheung, interessou-se também pelo aprendizado de técnicas de outros estilos internos como Tai Chi Chuan, Pa Kua e treino com armas tradicionais do kung fu como wu tip do (faca borboleta), seung dan do (duplo facão tradicional), dan do (facão tradicional). cheun (lança), gim (espada) e bastão Longo (Kwan). Imigrou para o Brasil em 1969 e em 1972 introduziria o estilo de wing chun kuen no Brasil na cidade de Serra Negra lecionando no clube local, no estado de São Paulo. Posteriormente se estabeleceu na capital de São Paulo.
Mestre Thomas Lo Siu Chung é reconhecido como um dos poucos mestres respeitáveis que ensina Wing Chun tradicional, sem praticamente variações, no Brasil e no Mundo.


Leo Imamura

 

Leo Imamura, foi aluno de Li Hon Ki, tempo no qual houve uma sincera, valiosa e honrada dedicação de ambas as partes.
A ponto de lhe ter sido concedida anuencia para que este deixasse o Brasil, e reiniciasse seu aprendizado do Sistema Ving Tsun agora sob os auspícios de Grão Mestre Moy Yat (1938-2001), com quem sentiu profunda identificação e empatia de personalidade, visão e método de transmissão.
Posteriormente foi formalmente aceito como seu discípulo, e recebeu o nome kung fu: Moy Yat Sang. Leo manteve próspera relação com Grão Mestre Moy Yat até a data de seu falecimento.
Após autorização concedida por seu Mestre, em 8 de Agosto de 1988, constituiu sua família Kung Fu ( Família Moy Yat Sang ), sendo que atualmente esta tornou-se um dos maiores Clãs de Ving Tsun na América do Sul, tendo Núcleos licenciados em cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Buenos Aires, e outras.
Sua árvore genealógica:
1a. Geração: Yim Ving Tsun; 2a. Geração: Leung Bok Toa; 3a. Geração: Wong Wah Po; 4a. Geração: Leung Lan Kwai; 5a. Geração: Leung Yee Tai; 6a. Geração: Leung Jan; 7a. Geração: Chan Wah Shuen; 8a. Geração: Ip Man; 9a. Geração: Moy Yat; 10a. Geração: Moy Yat Sang (Leo Imamura).
Seus discípulos diretos reconhecidos como 11a. geração que no presente momento atuam como Mestres Qualificados são:
Renato Almeida (Moy Ah Mei Da), Anderson Maia (Moy On Da San), Nataniel Rosa (Moy Na Tan), Julio Camacho (Moy Jo Lei Ou), Fabio Matsushita (Moy Fa Ba Ou), Fabio Gomes (Moy Gam Si), Leandro Godoy (Moy Go Chai) e Washington Fonseca (Moy Wah Sing Ton).
Leo e sua esposa Vanise Imamura também são diretores do Instituto de Inteligência Estratégica. Organização, que dedica-se exclusivamente a missão de promover e atualizar instrumentos ( Programa Moy Yat Ving Tsun de Inteliegencia Marcial ) que propiciem a qualquer membro do Clã Moy, acesso a prática tradicional do Sistema, de forma integral e completa. Possibilitando não só a transmissão do conhecimento técnico que faz com que este legado seja reconhecido por sua eficiência combativa, mas também pelo seu potencial de permitir ao homem moderno lidar de forma estratégica com os desafios de seu cotidiano.


Marcelo Capano

 

Hung Fa Yi Wing Chun Kuen é um sistema marcial único, resultado da colaboração dos monges do Monastério Shaolin e peritos militares, cujas raízes remontam ao século XVII. Os monges traziam a filosofia do Ch’an (Zen), o conhecimento das estruturas do corpo humano e o processo de desenvolvimento mental e físico; os militares, o entendimento da lógica, das táticas e das estratégias. Nasceu, assim, um sistema completo, que abrange todas as distâncias de combate (chutes, golpes, torções e agarramentos), possui exercícios de cultivo da saúde e é permeado por uma filosofia de profunda beleza e praticidade. Hung Fa Yi Wing Chun preserva técnicas características dos sistemas provenientes do Templo Shaolin de Fukien, como é o caso da progressão denominada “Kiu Sao” – expressão encontrada em estilos cuja tradição oral e escrita remonta ao mesmo monastério, como Hung Gar, Pak Mei, Lung Kuen, Louva-a-Deus do Sul etc. Preserva, ainda, a “fórmula de Wing Chun”, misto de movimentos e visualizações que permitem ao praticante traçar o seu espaço tridimensional de combate, assim como “os Dez Pontos Brilhantes” (Sap Ming Dim) e Céu-Homem-Terra (Tin Yan Dei), que permitem ao praticante posicionar-se e mover-se de acordo com as estruturas mais adequadas de sua anatomia e visando sempre à ocupação de posição superior em relação ao seu oponente.
Sifu Marcelo Capano tem 25 anos de experiência em artes marciais. Sua jornada começou cedo aos 12 anos de idade. Sua sólida formação e experiência marcial logo o fez notar que o Wing Chun de GM Gee (Hung Fa Yi) continha um tesouro que ele ainda não tinha encontrado. GM Garret Gee, após constatar a perícia de Marcelo Capano nas artes marciais, além de excelente caráter e personalidade, decidiu aceitá-lo como representante (Sifu). Atualmente Sifu Marcelo Capano é o único representante de 9 geração do sistema em toda América do Sul, autorizado por GM Garrett Gee a treinar instrutores e ministrar aulas.


Marco Natali

 

No início dos anos 80 foi fundada na cidade de São Paulo a União Nacional de Kung Fu (UniKung Fu). Foi a primeira academia no Brasil a ministrar sistematicamente o estilo Wing Chun Kuen tradicional. A academia ficava localizada à Av. Domingos de Moraes, zona sul da capital paulista e oferecia, além do Wing Chun, também o estilo Shaolin. No final da mesma década Mestre Marco Natali se aposenta, passando a direção da escola à Sifu D'Urbano (Francisco José D´Urbano - um de seus primeiros discípulos). Atualmente a UNKF localiza-se na cidade de Jundiaí, no interior Paulista. Pela escola treinaram grandes personalidades do Wing Chun nacional como: Francisco D'urbano, Alexandre Reis, Andre Mendonça, Angel Samaniego, Antônio Araújo, Antônio Freitas, Aylton Rocha, Carlos martins, Davi Borges, Fernando Hartung, Genivaldo Anjos, Geraldo Monerat, Gildenir Alves, Gustavo Pinheiro, Hector Alfredo, Jilvan Pinheiro, José Roberto Grespan Melhado, Marcelo Florentino, Marco Beltran, Mário Rodrigues junior, Renato Hirata, Rubens Pinheiro, Silvano Barros, Thomas Pinheiro, Gustavo Carneiro, Felipe Garcia, Tarek Khazendar entre outros.

 

Augusto Carvalho

 

Ip Man Wing Chun Kuen se estabelece no Brasil através dos discípulos de Mestre Sam Hing Fai Cham: Sifu Augusto Carvalho, Sifu Marcio Gonçalves, Sifu Nilson Yaguinuma e Sifu Yakko Sideratos. Os quatro tem suas próprias escolas mas seguem a orientação direta do Mestre Sam Cham. Com a missão de preservar o Wing Chun da Familia Ip Man. Sifu Augusto Carvalho se dedica ao Wing Chun desde o ano de 1993 e nas artes marciais desde o ano de 1976. Além do Wing Chun, Sifu Augusto Carvalho, desenvolve trabalho voltado ao Jeet Kune Do de Bruce Lee, Karate Shotokan, Tai Chi Chuan entre outros. Sifu Augusto Carvalho é um grande estudioso da cultura oriental de um modo geral. Sendo, além de Mestre em artes marciais, um terapeuta com formação na área de Psicanálise e Terapias Energéticas. Seu trabalho se desenvolve em São Paulo - SP.

 

Alex Serra

 

Com mais de 20 anos na pratica do Wing Chun Kung Fu, Sifu Alex Serra foi aluno do Sifu David Wolf da Escocia, tambem treinou Wing Tsun (sistema moderno) com Sifu Jochen Stocker (Alemanha). Faz parte da linhagem Koo Sang Yip Man. Sifu Koo Sang muito respeitado em Hong Kong, por sua habilidade na fabricação dos bonecos de madeira e armas do sistema. Mais se dedica aos estudos dos sistemas mais antigos do Wing Chun do Mestre Yip Man, da época que morava em Foshan, que é bem diferente do sistema de Hong Kong por ser mais simplificado e baseado em força pra frente. Hoje o Sifu Alex Serra, ministra aulas de Wing Chun tradicional no Centro do Rio de Janeiro em sua academia de Kung Fu.

 

 Hans Remmel e Andreas Geller

 

Com o crescimento da EWTO, vários instrutores formados foram enviados para diversos países com o objetivo de expandir a organização. Em 1995 os mestres Hans Remmel e Andreas Geller, que são alunos diretos dos Grão-Mestres Kernspecht e Bill Newman (responsável pela Escrima), foram nomeados instrutores-chefes do Brasil e em 2001 do Uruguai.

 

 

Peterson Menezes

fundador do centro de cultura oriental, conhecido por diversas entrevistas na Tv sobre o wing chun, familia Fât Cheong, advinda de Leung Lam Kway, sincretizada com Yiop man Wing Chun.

 

 

 

Como Funciona e Suas Características


O Wing Chun é uma das poucas artes marciais que prepara o praticante para o combate total, ou seja, contra todo tipo de ataque (chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, agarramentos, derrubadas, torções, luta no chão, defesa contra vários agressores e armas). Isso significa que há treinamento nas 5 distâncias de combate.
  • Simplicidade: é um sistema simples e direto. São descartados os malabarismos, floreios, as posições complicadas ou técnicas exuberantes. Por não ser baseado em força física permite que uma pessoa fisicamente mais fraca possa se defender de um agressor maior.
  • Economia de movimentos: A melhor defesa pessoal é aquela que pode repelir o maior número de ataques com a menor quantidade de movimentos! WT foi concebido de tal modo que se pode administrar um combate com poucos movimentos.
  • Movimentos simultâneos: Diferente de outros sistemas que usam o método de defesa e depois contra-ataque, nós executamos defesa e contraataque juntos, dificultado uma resposta do agressor.
  • Treino de reflexos: Os movimentos de defesa do WT derivam principalmente dos reflexos táteis. Dessa forma, WT é menos suscetível às "fintas", pois a reação não depende exclusivamente da visão. Aprendemos a sentir quando o agressor faz uso de força pegamos emprestada essa força e a devolvemos na forma de ataque.
  • Quatro Princípios: Um dos principais objetivos do WT é fazer com que o praticante possa reagir de forma automática baseado nos quatro princípios:



    • 1º - se o caminho está livre, SIGA EM FRENTE;
    • 2º - se o caminho está ocupado, MANTENHA-SE COLADO;
    • 3º - se o adversário faz força, DEIXE-O PASSAR;
    • 4º - se o adversário retrocede, SIGA-O MANTENDO-SE COLADO.




    • Quatro Usos da Força:



      • 1º - liberte-se da sua própria força;
      • 2º - liberte-se da força do oponente;
      • 3º - use a força do oponente contra ele;
      • 4º - some a sua força à força do oponente.
         




          Aprendizado e Treinamento

           A primeira base aprendida é denominada Yi Ji Kim Yeung Ma, adaptada ao treinamento de socos, defesa e base de combate. A postura Yi Ji Kim Yeung Ma é utilizada, entre outras coisas, para se fortalecer a base, buscando o apoio do centro de gravidade aumentado o equilíbrio e a consciência corporal.

          O Siu Nim Tao (pequena idéia) é o nome da primeira das formas do Wing Chun, este mostra explicitamente o método suavidade/firmeza nos socos e defesas com os braços. Esta forma é fundamental, pois torna possível vislumbrar todo o trabalho relacionado à pratica do Wing Chun.
          O método de treinamento pode ser divido em 4 partes:





          Formas

          "Formas" são seqüências ordenadas de movimentos que servem para dar coordenação corporal. Assim como no ensino fundamental (primário) precisa-se aprender exercícios motores com a mão (serra-serra, ondinha, bolinha, etc) antes de iniciar o trabalho da escrita, no Wing Chun você precisa aprender exercícios motores com o corpo antes de iniciar o trabalho das técnicas de luta.
          Formas de mãos: 1) Siu Nim Tao "pequena idéia". 2) Chum Kiu - "ponte que desaba". 3) Biu Jee "dedos penetrantes" 4) Muk Yan Jong "Homem de Madeira (traduções equivocadas, siu=pequeno, nin=ideia, tao , cabeça) chum=procurar kiu=ponte, biu= apontar jee=dedos Formas de armas: 1) Look-Dim-Poon-Kwun "Bastão dos Seis Pontos e Meio". 2) Baat Chum Doa {se pronuncia tou}"Facões Borboleta (Espadas Gêmeas)".{traduçao e interpretaçao equivocada também, pa=8, cham =cortes, tou= facas} .





          Chi-Sao (mãos que aderem)

           

          É a única arte marcial que possui um exercício onde os reflexos táteis são tão amplamente treinados. Através do Chi-Sao desenvolve-se a capacidade dos nossos braços se adaptarem aos movimentos dos braços do agressor. Os reflexos de defesa do Chi-Sao são determinados de um modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente. Assim, eles sempre se adequam à situação. Os reflexos táteis são, de longe, muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual. O Chi-Sao permite que o lutador se defenda mesmo sem enxergar.
          === Lat Sao (Lat Sao/Trapping Hands) "Mãos que Enganam" ==={na verdade lap sao é uma coisa...lap sao outra completamente diferente...lat sao é m termo so usado na "linhagem " de leng ting, lap é um termo geral para"puxar" e tbm o nome de um exercicio.

          No Lop Sau utiliza-se as mãos e braços como "armadilhas" onde, sempre se leva a imobilização ou neutralização dos ataques desferidos com as mãos pelo adversário. Era uma das técnicas preferidas de Bruce Lee.





          Técnicas de Luta

           

          Desenvolvimento de técnicas de luta com base nos três primeiros conceitos para as diversas situações de combate.

           

           Método Exclusivo

           

           Devido ao método de ensino diferencializado de Yip Man, algumas linhagens desenvolveram métodos de treinamento ímpar, encontrados somente em suas linhagens, abaixo algumas delas:

           Duncan Leung

           

          Articulações: Utilização das articulações dos ombros e quadril para o aumento da explosão nos encaixes das técnicas de luta;
          Equipamentos: Equipamentos para o desenvolvimento do encaixe do quadril, e equipamentos para o desenvolvimento de chutes na canela, chutes barreira, chutes frontais e laterais na altura da cintura. Todos com o encaixe do quadril e da base, que ampliam a potencia do golpe;
          Sparring: Treinamento para simulação de combate real. Utiliza-se equipamentos de proteção para este tipo de treinamento (mascaras, luvas, caneleiras, etc) onde o "Sparring" simula técnicas de ataque de outras Artes Marciais.




          Leung Ting



          Lat-Sao: A meta do Lat-Sao é desenvolver a capacidade combativa. No treino de Lat-Sao (que pode ser traduzido como "combate livre") o estudante aprende a se confrontar com uma situação de combate sem temor. Ele pode verificar o seu nível de desempenho sem medo de ferir o seu colega de treino, o que faz do Lat-Sao uma das mais significativas e motivastes partes do treino de WT. "WT não só é uma arte marcial inteligente, também é um modo inteligente de aprender"
          BlitzDefence: Este método proporciona uma estratégia para identificar e resolver situações de perigo. São usadas táticas de resolução de conflitos a fim de evitar o confronto físico. Somente quando o agressor não é dissuadido, as técnicas de luta são empregadas para colocá-lo fora de ação. O treinamento abrange todos os elementos de uma situação real: a atitude mental - a linguagem corporal - a retórica - a psicologia do conflito - o domínio das distâncias (chute-soco cotovelo e joelho- antiagarrameto e anti-luta no chão). Diferentemente das lutas esportivas, não são usadas regras limitadoras que diminuem a eficiência. O que em uma luta esportiva é uma falta ou é proibido, numa agressão real pode salvar sua vida.
           
          O treinamento acontece num clima amigável e sem medo.